Baleias Paixão Cultural

As baleias e golfinhos têm a incrível capacidade de enriquecer culturalmente a vida das pessoas de diversas culturas. Estes animais são sinônimos de paz, tranquilidade e espiritualidade. Observar as baleias no mar por algumas horas nos leva a pensamentos esquecidos, recordações, libera paz interior e nos faz sentir especiais e abençoados.

IMG_4867

As baleias têm o poder de inspirar felicidade nas pessoas, indiferente do status social, raça, cultura ou nacionalidade. É uma magia que nenhum outro animal tem o poder de atingir com igual magnitude. Por elas exercem tamanha fascinação, são consideradas importantes ferramentas geradoras de consciência ambiental, talvez também pelo seu carisma natural.

Contemplar a natureza nos remete a pensarmos em como estamos lidando com o meio ambiente. Que futuro queremos para nossos filhos e netos? Diante de tamanha desordem ambiental, que estamos enfrentando nas últimas décadas, diversas campanhas vêm sendo realizadas no mundo inteiro. As baleias e golfinhos simbolizam a preocupação com a saúde dos oceanos. Como forma inspiradora, estes animais relembram a importância das inter-relações de todas as formas de vida marinha.

Gostaria de chamar a atenção para refletirmos que cada baleia não é “apenas mais uma na grande massa”, mas sim que cada indivíduo em particular tem sua trajetória própria, sua história de vida e até, em alguns casos, podem superar séculos de existência. Cada animal tem seus familiares: avós, pais, irmãos, filhos e filhas. Cada um tem sua personalidade, assim como eu e como você. Então, pensando assim, como não respeitar, admirar e amar?

Depois de alguns anos acompanhando as baleias no Brasil, estou agora aprendendo um pouco mais sobre elas na Nova Zelândia.

A cultura Maori permanece estagnada, porém vem sendo ameaçada pela crescente ocidentalização que valoriza a uniformização pessoal, levando a quase extinção de toda uma cultura. Hoje em dia, os Maoris correspondem a apenas 10% da população da Nova Zelândia.

Aqui as baleias possuem uma simbologia cultural muito forte, representando a energia do mar e da natureza em harmonia. Elas foram fonte de alimento durante muitos séculos. Para o povo Maori, o respeito por esse animal é ainda muito grande, devido a sua força e confiança. Antigamente, quando as baleias eram caçadas, eram comumente abatidas pela cauda, que muitas vezes destroçavam as canoas. Quando se sentiam ameaçadas, em poucos segundos, poderiam facilmente livrar-se do perigo e destruir a todos devido a sua força e tamanho.

Mônica Pontalti
Bióloga CRBIO 058623/03
Pesquisadora de cetáceos
na Nova Zelândia

2013_0925BI

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário