Praia Central de Garopaba

por Thayse Vasconcelos Olivaes 

Praia de Garopaba, Praia do Centro ou simplesmente “Garopabinha” para os íntimos. Esta é, sem sombra de dúvidas, a praia mais eclética da cidade. São 2 Km de praia, onde é possível correr, caminhar, pedalar, jogar frescobol, praticar surf, stand up paddle e muito mais. De areia branca e fina, aqui fica difícil conseguir um lugar ao sol na alta temporada. Atrações, esportes, lazer, culinária e hospedagem. Seja bem vindo à praia de todos!

Roteiro Vip

No verão, depois de curtir praia o dia inteiro e tomar um banho relaxado em casa, vale a pena voltar para a praia com a cadeira e o chimarrão em mãos. O fim de tarde é o point da Garopabinha, com galeras e famílias sentadas em roda, conversando, bebendo e rindo até o anoitecer. No inverno, com vento sul e condições muito especiais, o mar fica clássico na altura do Bairro Morrinhos, com boas ondas e muita movimentação na areia.
No canto norte ou no meio de praia, é possível contratar o serviço de boas escolinhas de surf, que contemplam todas as idades.

Alta e baixa temporada

A Praia de Garopaba possui uma vida noturna bastante agitada no verão, o que não acontece com tamanha intensidade na baixa temporada. Durante o inverno, você vai encontrar alguns pubs e bares abertos, onde rola um sonzinho até mais tarde. No entanto, pousadas, hotéis, restaurantes e comércio ficam abertos o ano inteiro, fazendo a cidade respirar não apenas do verão. Janeiro e fevereiro são meses de muito calor, com máximas de 32° em janeiro. No geral, Garopaba apresenta um inverno bem confortável, alternando com semanas de vento sul e frio muito intenso.


Infraestrutura

Garopaba conta com uma grande opção de hotéis, pousadas, campings e casas para aluguel, durante o ano inteiro. É preciso reservar com antecedência, principalmente na virada do ano, para não correr o risco de ficar sem hospedagem. No que diz respeito à gastronomia, a praia do centro conta com todos os tipos de restaurantes, inverno e verão. O comércio é rico, variado e bem movimentado nas noites de janeiro e fevereiro. Bancos e serviços emergenciais você encontrará apenas no centro de Garopaba.

Historia

Os açorianos chegaram em Garopaba no ano de 1966. Antes disso viviam aqui apenas índios, e é deles que vem o nome Garopaba: “Lugar de Barcos”, na linguagem tupi-guarani. Entre 1793 e 1795 foi formada aqui a Armação Baleeira de Garopaba, onde a caça à Baleia Franca, da qual se retirava o óleo para ser utilizado na geração de energia, persistiu até os anos 50. Nos anos 60 chegaram aqui os primeiros casais de gaúchos e com eles vieram os hippies, o surf e a movimentação do verão. Mas voltando às baleias: Hoje elas visitam as praias de Garopaba de julho a novembro, podendo ser avistadas por terra. Garantia de belíssimos espetáculos.

Diferenciais

A Praia de Garopaba está no centro da cidade. Possui estrutura, com grandes supermercados, atendimento para a saúde, bancos e todo o conforto que a cidade oferece. E o mais interessante: Está a minutos das demais praias pertencentes à Garopaba.

Como chegar

Saindo da BR-101, entre na Rodovia SC 434 e siga por 14 Km até o centro da cidade. A cidade contempla uma avenida principal, a Rua João Oréstes de Araújo. Ela levará você rumo à praia do centro. Mais ao norte tem o canto do Bairro Morrinhos, com público mais seleto e menor movimento na areia.

VÍDEO

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO E TAMBÉM CONHEÇA MAIS GAROPABA ATRAVÉS DO OLHAR DE QUEM JÁ ESTEVE AQUI #VIPGAROPABA:

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

Praia Central de Garopaba

 

1 Resposta

  1. Viviane Vieira

    Amo Garopaba. Pra mim com certeza o Paraíso na Terra.

Deixe um comentário