por Thayse Vasconcelos Olivaes 

A Praia da Barra, carinhosamente chamada de “Barrinha”, pode ser definida como uma praia tranquila e reservada. Com areia branca e mar azul esverdeado, possui extensão de 540 metros. As águas são calmas em dias de pouco vento, mas é preciso atenção aos buracos e correntezas. No verão, a temperatura pode alcançar os 30° durante a maior parte da temporada, enquanto no inverno as temperaturas descem bastante, ficam na média dos 15°.

Ao norte, tem como vizinha a badalada Ferrugem, à qual se pode ir através de uma caminhada. Fazendo fronteira entre as duas está o riozinho, que devido às águas tranquilas e rasas, acolhe famílias com crianças nos dias mais quentes. Este mesmo rio nos oportuniza belíssimas imagens durante a pesca da tainha, que ocorre de maio a julho: como em uma prece, os pescadores aguardam silenciosamente com suas tarrafas pela entrada do peixe em busca de água doce. Vizinha ao sul está a Praia do Ouvidor, a qual é possível chegar após uma trilha de dois quilômetros por rochedos e costões.

Roteiro Vip

A dica é aproveitar o sossego do lugar e renovar as energias na areia branca da praia. A Barrinha é também chamada de “Australinha” entre os surfistas, por apresentar formação de ondas semelhantes às das praias australianas. Logo, o surf está garantido ali o ano inteiro. Em dias de mar flat, o Stand Up Paddle torna-se um bom parceiro.

 Alta e baixa temporada 

A Praia da Barra oferece pouca estrutura, mesmo no verão. Não há restaurantes ou baladas, em nenhum período do ano. O diferencial é a maior oferta de pousadas durante a alta estação, pois a maior parte delas fecha no inverno. A prática de surf é proibida na época da tainha, que não possui período fixo, mas sempre ocorre entre maio e julho. Se vier surfar neste período, informe-se antes se a praia está liberada.

Infraestrutura

A Barrinha conta com algumas pousadas de ótima qualidade e muitas casas de aluguel. A praia ainda carece de estrutura no que se refere a restaurantes, bares ou bistrôs. Caso bata a fome à beira-mar, você terá que recorrer a um dos raros ambulantes que circulam pela orla, vendendo milho verde, picolés ou açaí. Com poucos moradores durante o ano, a praia não conta com serviços de banco, farmácias ou lojas. Existem mercados menores na redondeza, mas caso esteja hospedado na Barra, terá que visitar o centro da cidade com frequência.

História

O Morro da Barra, também chamado de Morro do Índio e Morro do Sambaqui, abriga um dos maiores sambaquis do estado, antigo cemitério de índios carijós na época da colonização do Brasil. Também ali, temos registros de oficinas líticas nas pedras, datando da pré-história.

Garopaba possui colonização açoriana, e o açor é em sua essência, pescador e agricultor. A Barra, além de oferecer mar para a pesca, possui condições favoráveis à plantação de mandioca, o que ainda pode ser visto com facilidade na estrada que leva até a praia. Foi na década de noventa que a Praia da Barra passou a abrigar casas de veranistas, em sua grande maioria de gaúchos. Até então, os que residiam ali eram garopabenses pescadores ou agricultores.

Diferenciais

O diferencial da Praia da Barra é o sossego permitido pelo relativo isolamento da mesma. A distância do centro costuma levar a maioria dos veranistas a optar por outras praias, deixando a Barrinha sempre com um espaço privilegiado na areia para o seu guarda-sol. O público é familiar, composto em sua grande maioria por famílias gaúchas que veraneiam na Barrinha há décadas.

Como chegar

Saindo do Centro de Garopaba, pegue a Rodovia SC 434 sentido sul seguindo por 7 km, até o bairro Encantada. A estrada conta com boa sinalização, e exatamente no Km 07 da Rodovia à esquerda está a entrada que levará você até a Praia da Barra. São dez minutos de carro, em uma linha reta que começa com pavimentação, e segue em chão batido. No caminho, placas graciosas feitas por moradores pedem: “ande devagar, menos poeira”.

Vindo pela BR-101, a distância é a mesma: São sete quilômetros até a estrada que dá acesso à Praia da Barra.

Confira algumas fotos abaixo e também confira as fotos do instagram como #vipgaropaba:

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Praia da Barra

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário