por Thayse Vasconcelos Olivaes / Foto: Anderson Spaniol 48 9605 1921

A Ferrugem conta com 1,5 Km de extensão, de areia fofa e branquinha. Com dunas bastante preservadas em sua orla marítima, a praia possui movimentação em três pontos: No canto norte, no meio de praia e no canto sul, onde se encontra com a Praia da Barra. É a praia da balada, da festa, do surf e da natureza, sem sombra de dúvidas. Pertencendo ao Bairro Capão, a praia fica a cinco quilômetros do centro da cidade.

Roteiro Vip

O surf na Ferrugem é impecável o ano inteiro. Lugar de gente bonita, a areia no verão é palco dos mais belos corpos do Brasil. O canto norte conta com um barzinho onde rolam sunsets com música ao vivo, reunindo uma galera que canta em voz alta e dança até o anoitecer. 

Alta e baixa temporada

No verão a Ferrugem lota: Os nativos alugam as suas casas, pousadas brotam em cada esquina, sempre com lotação esgotada. As opções de restaurantes são várias e a vida noturna é surreal: Começa de madrugada e segue até o amanhecer, com um mix de música que atinge a todos os públicos. Janeiro é conhecido como o mês dos argentinos, é quando os “hermanos” lotam as areias ao som de Rumbia.

No inverno, as casas voltam a ser ocupadas por seus donos e poucas pousadas atendem. Mercadinhos seguem abertos, mas opções de refeição e bares serão encontradas apenas no centro da cidade.

Infraestrutura

A Ferrugem conta com bons restaurantes e pousadas no verão. Já no inverno, restam apenas dois ou três mercados para as compras do dia a dia, bem como algumas pousadas abertas. A estrada tem uma qualidade razoável, é preciso atenção às curvas e à alta velocidade de alguns motoristas.

História

O nome Praia da Ferrugem se dá devido ao tom enferrujado da barra que liga a lagoa à praia. Esta barra faz a divisa entre a Ferrugem e a praia da Barra, passando ao lado do Morro do  Sambaqui: um dos maiores sambaquis do estado, antigo cemitério de índios carijós na época da colonização do Brasil. Também ali, temos registros de oficinas líticas nas pedras, datando da pré-história.

Diferenciais

A Ferrugem é um lugar mágico. O costão norte abriga casais, pescadores e proporciona uma das mais belas vistas da praia. A praia de areia fofa possibilita boas caminhadas e corridas. Lugar de gente bonita, o alto astral contagia com as meninas sentadas em roda, fofocando e rindo na areia da praia ao longo do dia. No cantinho norte, as casuarinas possibilitam um bom mate protegido do sol.

Como chegar

No Km 02 da Rodovia SC 434 entre no trevo do Bairro Palhocinha. A estrada de 5 Km conta com asfalto, calçamento e uma vista espetacular para a Lagoa Encantada.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO E TAMBÉM CONFIRA AS FOTOS DO INSTAGRAM COMO #VIPGAROPABA:

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Praia da Ferrugem

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário