por Thayse Vasconcelos Olivaes 

A Gamboa é uma praia diferente de todas as outras. Lembra a música Vilarejo, de Marisa Monte. Uma “praia-vila”, assim podemos dizer. A viagem até lá é gostosa o suficiente a ponto de você não perceber os 15 Km que a distanciam do centro de Garopaba: O trajeto inclui dunas, rios, montanhas e até mesmo uma lagoa em forma de coração. Chegando, você encontra uma praia tranquila, com poucos moradores, um verdadeiro retiro de areia branca e fofa, ideal para caminhadas e corridas. São 1500 metros de praia, mas se você quiser algo mais puxado, pode esticar até a Praia da Guarda por mais 6500 metros, em uma caminhada de pura natureza. “De boa na Gamboa”, é assim que dizem...

Roteiro Vip

Uma boa pedida no inverno da Gamboa é curtir a época das baleias franca. Elas passam rente ao costão sul, pertinho das pedras, e você pode assistir ao espetáculo dos gigantes de camarote. As dunas da Gamboa também são especiais: Do alto delas você pode presenciar um por do sol fantástico, e após dias de chuva desfrutar de deliciosas piscinas naturais.

Alta e baixa temporada

A Gamboa se transforma no verão. Aquela movimentação na praia, no fim de tarde, as lojinhas abertas e a agitação noturna, tudo isso se perde com a chegada do inverno. Após o verão, a Gamboa é procurada por famílias e casais que buscam descanso com belas paisagens. Afinal, a beleza da Gamboa segue intacta o ano inteiro. No verão, o calor atinge picos de 30°, contrastando com o frio gelado do inverno, que fica na média de 12 a 15 graus.

Infraestrutura

Ótimas pousadas funcionam na Gamboa o ano inteiro. Há ainda as casas de aluguel durante o verão. Existe uma razoável oferta de restaurantes no verão, e destes apenas alguns se mantêm abertos ao longo do inverno. A Gamboa possui mercadinhos, agropecuárias e lojas de materiais de construção. O restante você encontra em Paulo Lopes ou no centro de Garopaba.

Historia

A comunidade da Gamboa tem suas raízes na cultura açoriana. Apesar de uma das atividades principais da vila ser a pesca, a agricultura é forte na região e é comum cruzar com carros de boi na estrada.

Diferenciais

A Gamboa passa uma sensação de segurança muito boa, por ser cercada de morros e fazer parte de uma comunidade pequena e tranquila. Com vento sul, oferece boas ondas que atingem até dois metros.

Como chegar

Chegar na Gamboa é fácil pois a estrada é bem sinalizada. Seguindo pelo interior de Garopaba, o trajeto será via morro do Siriú, subindo à esquerda rumo à Paulo Lopes. Prepare-se, pois a estrada é como uma colcha de retalhos: Pedra, asfalto, chão e anti-pó. No entanto, a chegada compensa! Também é possível chegar à Praia da Gamboa via BR-101, entrando no trevo de Paulo Lopes e seguindo por 10 Km.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO E TAMBÉM CONFIRA AS FOTOS DO INSTAGRAM COMO #VIPGAROPABA:

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Praia da Gamboa

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário