por Thayse Vasconcelos Olivaes / Foto: André Aéreas 48 9982 6356

Preguiça ou Vigia? Bom, chamá-la de Praia da Preguiça faz todo sentido, pois ela é o lugar ideal para se espichar na areia e vadiar um pouco. Já “Vigia” se refere ao bairro onde esta está localizada, com um dos costões prediletos para que os olheiros da Tainha fiquem à vigia da chegada de cardumes. A Vigia é a menor praia de Garopaba: São cerca de 50 metros de extensão, de areia branca e firme.

Roteiro Vip

Com águas claras, em dias de mar tranquilo é possível boiar tranquilo pelas águas, andar de caiaque ou stand up paddle. O único quiosque presente na praia oferece pasteizinhos fritos deliciosos na temporada. Evite os dias de vento nordeste.

Alta e baixa temporada

No verão, a Vigia lota. A curta faixa de areia fica repleta de guarda-sóis e as pedras do costão servem de espreguiçadeiras para os que curtem um solzinho. Ali existe apenas um quiosque, que funciona em um rancho de pescadores, e abre apenas na temporada. Na invernada, com sua água gelada e calma, a Vigia é palco de grandes lanços de tainha.

Infraestrutura

A Preguiça está situada em um bairro nobre e residencial da cidade. A estrada é calçada durante todo o trajeto, no entanto o local conta com pouco espaço para estacionamento. Em dias de praia cheia é preciso estacionar o carro nas ruas próximas e seguir a pé até a praia.

Historia

Local de oficinas líticas, a história do Brasil passa por ali. Há relatos de um naufrágio em 1514, de uma expedição espanhola comandada por Aleixo Garcia. Nesta época, na região, os antigos residentes eram indígenas Carijós da tribo Guarani, que viviam da pesca, caça e produção de raízes, principalmente a mandioca.


Diferenciais

Uma praia tranquila e ideal para as crianças, assim é a Vigia, ou Preguiça. Lugar especial, com águas cristalinas, rochedos e um fiozinho de água que desce do morro e invade o mar. Impossível não se apaixonar.

Como chegar

Pelo centro histórico de Garopaba, o caminho será costeando o Morro da Vigia. O passeio conta com visual paradisíaco: A baía de Garopaba e seu mar azul esverdeado.  No trajeto, você poderá contemplar as casinhas açorianas que ainda seguem preservadas, a Igreja de São Joaquim (cartão postal e marco na história da cidade) e a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. Agora, preste bem atenção: Dizem que quem bebe da fonte desta gruta, nunca mais deixa Garopaba!

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO E TAMBÉM CONHEÇA MAIS GAROPABA ATRAVÉS DO OLHAR DE QUEM JÁ ESTEVE AQUI #VIPGAROPABA:

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Praia da Preguiça

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário