por Thayse Vasconcelos Olivaes

Uma praia exuberante e majestosa. Com 1,5 Km de extensão, possui areia fofa, grossa e com resquícios de concha. Ao sul, um morro imenso, com um verde pertencente à Mata Atlântica, quase 100% preservado. Ao norte, um costão que após uma hora e meia de caminhada e muitas piscinas naturais depois, leva até a Praia da Preguiça.

Roteiro Vip

A Silveira é considerada uma das melhores praias para a prática de surf, do Brasil e do mundo. O canto sul, com fundo de pedra, acelera o coração dos surfistas mais experientes. O meio de praia é chamado de Mike Tyson: Onda forte, tubular e pesada! No inverno água gelada, no verão dá para cair só de bermuda.

O canto sul oferece a beleza de um riozinho, que liga a lagoa ao mar. A água quente do riozinho e a proximidade do morro formam uma proteção do vento sul para famílias com crianças. A Praia da Silveira é o melhor lugar da cidade para apreciar o nascer da lua cheia, acredite.

Alta e baixa temporada

A Silveira é uma praia bastante preservada e ainda pouco explorada comercialmente. No verão, alguns ambulantes vendem sanduíches e bebidas em pontos fixos na areia. O meio de praia conta com uma única opção de bar, que fecha durante o inverno. Em uma servidão que dá acesso ao canto sul existe estacionamento pago, com banheiro e bar disponível aos banhistas – este abre também durante os finais de semana da invernada.

Infraestrutura

A estrada já foi pior, e isso serve de consolo para muitos. Nas partes mais íngremes o calçamento se faz presente, no entanto ainda há trechos que sofrem com a ação do tempo. É preciso dirigir com calma e cautela. Na praia, pousadas de alto padrão atendem o ano inteiro, e no verão casas de aluguel estão disponíveis. Restaurantes, bares ou bistrôs? Volte um pouco mais para o centro da cidade e vai encontrar.

História

A praia leva como nome o sobrenome dos irmãos Bernardino e Isaías, que reza a lenda teriam sido os desbravadores desta região de montanhas, lagoa e praia. Nos anos 80, a Silveira foi cenário do clássico “Garota Dourada”. O novo e o velho aqui se misturam: Os surfistas em busca das melhores ondas circulam pelas mesmas estradas em que o carro de boi e seu velho dono carregam a mandioca recém colhida. Descendência açoriana, por toda parte.

Diferenciais

Silveira é o lugar do surf na Capital Catarinense do surf. Uma praia gostosa, relaxante, para família, amigos ou a dois. Em dias de mar calmo, o mergulho com máscara e snorkel pode garantir belos e únicos momentos.

Como chegar

Ao entrar no centro da cidade pela Avenida João Oréstes de Araújo, entre na Estrada Geral da Praia da Silveira e siga por pouco mais de 1 Km. A subida é tensa e pede uma primeira nos carros dos mais inexperientes. Após avistar a praia, existe uma bifurcação: À esquerda meio de praia, à direita canto sul. A escolha é sua!

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO E TAMBÉM CONHEÇA MAIS GAROPABA ATRAVÉS DO OLHAR DE QUEM JÁ ESTEVE AQUI #VIPGAROPABA:

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Praia da Silveira

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário