por Thayse Vasconcelos Olivaes / Foto: André Aéreas 48 9982 6356

De areia fina e clara, possui 4 Km de extensão, sendo propícia a boas caminhadas e corridas. Pertencendo ao Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, sua orla é preservada, possuindo dunas e vegetação nativa de lado a lado. Praia tranquila de aspecto familiar, boa para passar o dia com amigos e crianças. Dunas, lagoa, montanhas, praia e cachoeira – este é o Siriú.

Roteiro Vip

No canto norte da Praia do Siriú, existe uma lagoa que desemboca na praia. Ali, você vai encontrar stand up paddle para alugar, e até mesmo barquinhos de nativos para passear lagoa adentro. O passeio é fantástico! Em dias de mar calmo, uma boa dica é ir de caiaque até o ilhote do Siriú, onde não há nenhuma vegetação, apenas pedras. Também no canto norte existem ótimos restaurantes com vista privilegiada. O Reveillon no Siriú é especial.

 Alta e baixa temporada

O Siriú gira em torno do verão. Nas Dunas você pode locar pranchas e praticar Sandboard. São diversas as opções de lazer, incluindo até mesmo casas noturnas que movimentam a noite. Porém no inverno tudo isso fica mais limitado, permanecendo apenas os moradores da comunidade e alguns pequenos mercadinhos. O calor do verão atinge temperaturas de até 30°, enquanto o inverno fica entre 12 e 15°.

Infraestrutura

O canto norte oferece ótimos restaurantes, pousadas, campings, casas de aluguel e algumas baladas. Boa parte do trajeto é de chão batido, o que torna a viagem mais demorada e prejudica um pouco o carro. É preciso dirigir com cautela. Mercadinhos e mercearias funcionam ali o ano inteiro.

Historia

O Siriú é feito de pescadores, agricultores e artesãos. Ali perto fica o Morro do Fortunato, uma das poucas comunidades quilombolas existentes no estado de Santa Catarina. Um lugar incrível muito procurado por trilheiros, com cachoeira e uma vista espetacular. No Morro do Fortunato é possível adquirir doces, geléias e artesanatos feitos pelas mulheres da comunidade.

Diferenciais

A natureza está em todos os aspectos da Praia do Siriú. A caminhada pela orla repleta de dunas nos remete a um lugar isolado, diferente de todas as praias da cidade. As condições de surf são especiais e semelhantes à Praia da Gamboa: Com vento sul, é possível pegar ondas de até dois metros no canto sul da praia.

Como chegar

O canto norte da Praia do Siriú é distante 8 Km do centro de Garopaba. Parte da estrada é de chão batido e é preciso dirigir com atenção e calma devido aos buracos. O trajeto é feito pelo interior do município, via Morro do Siriú. Já o acesso ao canto sul se faz a pé, por uma trilha de cerca de 300 metros pelo costão que faz fronteira com a Praia de Garopaba.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS ABAIXO E TAMBÉM CONHEÇA MAIS GAROPABA ATRAVÉS DO OLHAR DE QUEM JÁ ESTEVE AQUI #VIPGAROPABA:

Praia do Siriú

Praia do Siriú

Praia do Siriú

Praia do Siriú

Praia do Siriú

Praia do Siriú

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário