O passeio da Maria Fumaça

 

Apaixonados por cervejas artesanais terão a oportunidade de degustar a primeira marca de cerveja de Garopaba e ainda apreciar um dos cenários mais belos do Litoral Sul Catarinense. A operadora Casa Verde Experiências Turísticas realiza, no próximo sábado (20), a primeira temporada regular de passeios que vai até outubro, todos os sábados, nesta edição com harmonização da cerveja Phare.

Segundo Jeser Batista, a Casa Verde está criando um novo modelo de integração na Rota da Baleia Franca, conectando atrativos, equipamentos, produção associada, eventos e produtos para promover o destino e comercializar o destino e seus roteiros próximos, viabilizando o fluxo turístico também fora da alta temporada.

“Este é o maior desafio entre as várias empresas que estão ligadas à Rota da Baleia Franca, e é nosso papel tornar isso viável utilizando modelos vitoriosos de já aplicados pelos maiores destinos turísticos do Brasil e do Mundo. Assim, todos ganham, comunidade, empresas do trade e principalmente o turista, desfrutando de um serviço de excelência”, observa Jeser.

Outro atrativo vinculado ao passeio deste sábado (20), é o 1° FerroBike que terá a participação de cerca de 20 ciclistas de Tubarão, Laguna, Gravatal, Sangão e Pescaria Brava. Eles virão de até Imbituba de bike, percorrendo cerca de 60 quilômetros e às 14 horas embarcam de volta a bordo da Maria Fumaça, contando suas histórias de superação e muita aventura.

Renata Medeiros, uma das integrantes do grupo de ciclistas fala que os componentes são de diversas cidades que se interessam em nos acompanhar nas pedaladas, nós integramos diversos grupos, mas a paixão por pedalar e explorar novos lugares e novas aventuras é o que nos une. A intenção, de acordo com Renata, é proporcionar novas opções de passeios e oportunizar novas rotas incluindo a Maria Fumaça, realizando outras edições do FerroBike.

O passeio

Os passeios a bordo da Maria Fumaça, locomotiva da primeira metade do século XX, prometem trazer charme extra à Rota da Baleia Franca, a partir de agosto. As viagens conectam os municípios de Tubarão, Laguna e Imbituba. Os visitantes remontarão a experiência de viajar na locomotiva a vapor sobre os trilhos instalados na região em 1884 e apreciar cenários de montanhas, campos, cidades, praias e lagoas ao longo dos trajetos de cerca de 90 minutos.

Atrações culturais prometem divertir os passageiros apresentando elementos culturais e históricos da região Sul catarinense, conta o diretor de operações da empresa responsável pela formatação do produto, a Casa Verde Experiência Turística, Jeser Batista. “Haverá diversas ações de entretenimento dentro dos vagões, situando os históricos dos povos indígenas, da colonização, da Maria Fumaça, do carvão e esquetes teatrais que vão tornar a experiência ainda mais agradável”, antecipa.

Ao chegar aos destinos, os passageiros poderão adquirir pacotes por adesão para conhecer os principais pontos turísticos em city tours. Os passeios de Maria Fumaça constituem em um componente essencial para o fortalecimento da Rota da Baleia Franca, acredita a coordenadora do projeto pelo Sebrae Sul/SC, Juliana Baldessar Ghizzo. “Esse produto vem ao encontro do objetivo do projeto de fortalecer não só o turismo de observação de baleias, mas tem a possibilidade de impulsionar os diversos potenciais turísticos da região”, acredita.

As locomotivas usadas no passeio pertencem ao Museu Ferroviário de Tubarão, detentor do maior acervo ferroviário do Sul do país, com 20 locomotivas e diversos artigos, como equipamentos e imagens. A consolidação da estrutura do trem de passeio e do museu são o sonho de mais de 20 anos da Sociedade dos Amigos do Locomotiva a Vapor (SALV), mantenedora do museu.

“O museu recebe visitantes do mundo inteiro interessados em conhecer o verdadeiro tesouro que é o nosso acervo, além dos passeios. Agora, com a parceria de uma empresa especializada (Casa Verde), terá um cunho mais profissional para a execução desse trabalho com os turistas e vai motivar várias operadoras de turismo Brasil afora para a nossa região”, projeta o presidente do Museu Ferroviário de Tubarão, José Warmuth Teixeira.

Integração regional

O profissionalismo e a integração regional de empresas e entidades são fatores chave para o sucesso de qualquer produto turístico, assegura o presidente da Instância de Governo Encantos do Sul, Adílson Silvestre. “É um passeio de natureza muito bonita, com praias, lagoas, no entanto é preciso envolver o passageiro com entretenimento dentro e fora do trem, que ele saiba onde comer bem e seja bem tratado para que saia encantado e recomende a experiência para outras pessoas”, pontua.

Para o antigo desejo de transformar o turismo ferroviário em realidade na região foi decisiva a participação de diversas entidades: Sebrae, Instância de Governança Encantos do Sul, Municípios de Imbituba e Garopaba, Santur, Conselhos de Turismo do Estado de Santa Catarina e do Município de Imbituba. “As empresas do trade turístico da Praia do Rosa e as participantes da Rota da Baleia Franca também colaboraram para o projeto”, cita Jeser Batista.

Sobre a PHARE

Inaugurada em novembro de 2015, a Phare é a primeira microcervejaria da cidade de Garopaba/SC. Sob o comando de Marcelo Estrella e Cecília Müller, atualmente produz 10 estilos de cervejas de alta fermentação, cada uma lembrando uma praia da região. O último lançamento foi a Phare APA Baleia Franca, cerveja do estilo American Pale Ale (APA). Uma homenagem às baleias francas que enobrecem a região com sua visita no período de reprodução e criação dos filhotes.

Marcelo Estrella é o mestre cervejeiro. O mestre cervejeiro é responsável por elaborar as receitas das cervejas, selecionar a matéria prima e acompanhar todo o processo de fabricação da bebida, garantindo a qualidade da mesma. Cecília Müller é nutricionista e farmacêutica, responsável técnica da cervejaria. Sem conservantes, sem corantes, sem aromatizantes. Cervejas saborosas e aromáticas que harmonizam com amigos reunidos, família unida, muitas risadas, comemorações e energias positivas.

Março 2016: A Cervejaria Phare conquista sua primeira medalha no Festival Nacional da Cerveja em Blumenau, a capital nacional da cerveja, com a Garopaba Blond Ale.

Trajetos e horários:
Tubarão-Laguna: saída às 8h20min;
Imbituba-Laguna: saída às 14 horas;
*Todos os trajetos têm a opção do traslado de retorno, com ou sem city tour.

Informações:
Jeser Batista – 9144-1531 (Casa Verde)
Adilson Silvestre – 9977-3303 (Encantos do Sul)
Tuliana Rosa – 9637.1310 (Assessora de Imprensa)

maria2 maria

Sem comentários por enquanto.

Deixe um comentário